O que ler até o bebé nascer?

Quando estava à espera do Rico Filho aproveitei para construir (e devorar) a minha biblioteca. De tal modo que foi uma ida à Feira do Livro que antecipou a sua chegada. Mas valeu a pena:) Não só porque acalento a secreta esperança de que tenha ficado imbuído do espírito e se torne um ” bookworm” como a Rica Mãe mas, também, porque se não tivesse ido fazer as últimas aquisições literárias, não tinha conseguido fazê-lo depois.

Por isso mesmo, o meu conselho é que aproveitem a gravidez para ler tudo o que têm direito. Há muitas noites de insónias causadas pelo “barrigão” e nada melhor que as aproveitar porque depois do bebé nascer, as noites em claro vão estar acompanhadas de choro, fraldas e fome e não vai haver quem tenha tempo (e energia) para isso;)

À laia de “Momento Marcelo”, ficam as minhas/nossas sugestões, de mãe de primeira viagem, para (futuras) mães de primeira ou para quem queira, simplesmente, fazer um refresh:

» Pediatras e Puericultura«

O GRANDE LIVRO DO BEBÉ: O PRIMEIRO ANO DE VIDA (Mário Cordeiro)

 De uma referência incontornável na pediatria, o que mais gosto neste livro é o facto de o podermos ir lendo (e relendo) de acordo com as diferentes fases do nosso bebé. Para ir consultando, sempre que necessário:)

Vou Ser Pai :O guia de gravidez para os homens que as mulheres também vão querer ler (Mário Cordeiro)

 Do mesmo autor, este foi dos primeiros livros que ofereci ao Rico Pai. Acho importante que os pais tenham livros a pensar neles e que os envolvam desde o início.

O Grande Livro da Criança: Terry Brazelton

Especialista de renome mundial, é impossível contornar o guru da pediatria. Estruturado mês a mês, o livro ajuda-nos a perceber e acompanhar as diferentes etapas dos nossos bebés. É um pouco caro mas vale o investimento. Para ir lendo e não para ler.

Os bebés também querem dormir (Constança Cordeiro Ferreira)

Fiz a preparação para o parto e os Workshops Dias Felizes (destinados a pais recentes e aos seus bebés) no Centro do Bebé e sou fã absoluta da Constança e de toda a sua equipa. Este livro foi a minha “tábua de salvação” nos primeiros dias de maternidade. Must Read.MM:)

O Livro de magia das mães (Constança Cordeiro Ferreira)

Este dá continuidade ao anterior, com conselhos muito concretos, tendo sempre por base a ligação emocional e a magia que só amor de mãe tem. Recomendo a leitura de ambos:)

Gravidez e Maternidade: o meu primeiro livro Pré e Pós Parto (Isabel Ramos de Almeida)

Acho que este foi dos livros que mais li e reli. Está estruturado como se fosse um curso de preparação para o parto e é , de facto, um auxiliar precioso tanto para quem não quer fazer um presencial como para quem faz e tem nele uma “cábula”  um auxiliar de memória;)

O livro dos Pais de Recém-Nascidos (Jorge Azevedo Coutinho)

Vou ser honesta: ter um recém-nascido em casa é maravilhoso mas é, também, igualmente assustador. Aquele ser minúsculo, ali, frágil e a depender completa e totalmente de nós. De repente, parece que tudo o que aprendemos antes se esvai. Qual era mesmo a temperatura ideal da água? Como trato do umbigo? Este livrinho é mágico porque, em pequenos parágrafos, responde, rapidamente, a todas estas questões. Se estão à espera do V/primeiro bebé, façam este investimento que não se arrependem;)

O infectário (Paulo Oom)

Este integra a categoria dos “livros-consultores” que comprei para ter à mão e consultar sempre que aparecem os primeiros sintomas de “bicho mau”. Felizmente, cá em casa ainda não fomos para além da Otite Cerosa mas confesso que é um bom tranquilizador e filtro antes de inundar a nossa pediatra de questões que podem, nestas páginas, ser, facilmente, respondidas;)

Grávida, livro de instruções

Bebé, livro de instruções 

Crianças de 1 a 3 anos, livro de instruções

Em formato de livro de bolso, e escritos como se de um verdadeiro manual técnico se tratassem, este trio é super útil para uma consulta rápida e apelativa visualmente:)

You-como cuidar do meu filho

Mais um dos muitos da lista dos Yous, este tb é para manter na prateleira e ir (re)visitando nos primeiros anos de vida do bebé:)

» Aventuras da Maternidade«

A Mãe é que sabe (Joana Gama e Joana Paixão Brás)

Ainda antes do Rico Filho ser um projeto, já era leitora assídua das Joanas mais populares da blogosfera. Este livro compila, por etapas, alguns dos melhores posts do seu blog e tem muitos bons conselhos e também episódios divertidos, que nos ajudam a perceber que não estamos sózinhas nesta coisa das primeiras (des)aventuras da maternidade.

Coisas que uma mãe descobre (Filipa Fonseca Silva)

A Filipa tem um sentido de humor acutilante e coragem de escrever sobre os temas que podem ser mais polémicos, de uma forma que nos faz pensar que quase poderíamos ter sido nós a dizer aquelas palavras. Esta é uma viagem garantidamente divertida sobre as grandes questões que assaltam todas as mães:) Não pode faltar na biblioteca das mães que têm humor cáustico.

Socorro sou mãe (Rita Ferro Alvim)

O blogue da Rita F.A. é, também, um daqueles que acompanho diariamente. Este livro é um aliado precioso porque nasceu de uma compilação de artigos/conselhos que a Rita preparou, cuidadosamente, para a sua irmã, aliados à sua própria experiência. È como se a nossa própria irmã mais velha (que, no caso presente, não tenho e é uma figura imaginária;)

A mãe já vai (Maria Ana Ferro)

Uma vez que falamos de irmãs, a Maria Ana é a irmã mais nova da Rita F.A. e também a autora do blogue materno e feed do Insta que mais gosto de seguir. Identifico-me com as suas palavras e a forma como (de)escreve (e vive) a maternidade e este livro , para mim, foi um caso sério de amor à primeira vista:)

Difícil é parir a Mãe (Sofia Anjos)

Neste livro, Sofia Anjos partilha connosco as suas peripécias em torno da maternidade de uma forma humorística. Um livro leve, para nos fazer sorrir enquanto levamos mais um daqueles pontapés;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s