A nossa casa é onde está o nosso coração. E a nossa família também.

Há nove anos atrás entrei por uma porta que me marcou profundamente.  Era a porta de uma casa situada perto do Hospital da Estefânia e que dava pelo nome de Casa Ronald McDonald.

 Fui conhecê-la em trabalho, no dia da sua inauguração. Era (e é) uma casa ampla, cheia de sol e com quartos repletos de cor. Uma casa pensada com todo o cuidado e detalhes. Em que o carinho estava presente em cada parede. Uma casa onde nos sentíamos bem-vindos. Essa Casa, assim com C, foi a primeira de duas criadas pela  Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) para acolherem, gratuitamente,  os familiares de crianças que se encontram em tratamento hospitalar. 

Estando eu, na altura, a trabalhar na agência de comunicação que assessora a McDonald’s e a FIRM, pude acompanhar de perto a forma como se foi enchendo de muitas histórias e famílias e conhecer alguns dos seus ocupantes, que vinham dos mais diversos pontos do país.

 Eram (são) histórias sofridas, como qualquer história em que uma criança se encontra doente. Mas eram, simultaneamente, histórias de coragem, de pais, mães, tios, avós, que procuravam manter o possível da normalidade e estabilidade que só uma família nos pode dar, e que tinham, naquela casa, um porto de abrigo onde podiam continuar a ser quem eram antes da sua vida ter sido abalada.  Fazer um jantar em família, cozinhar o prato favorito, jogar um jogo de tabuleiro, fazer uma trança no cabelo ou, simplesmente, ver um pouco de televisão abraçados no sofá. 

Visitei muitas vezes esta Casa e conheci muitas das vidas que por lá passaram mas há uma de quem nunca, nunca me esqueço. O Nelson era um menino um pouco mais crescido que, infelizmente, teve q aí passar mais dias do que seria justo para qualquer criança. Ficámos amigos desde a minha primeira visita e, sempre que lá ia, conversámos sobre coisas tão banais como jogos de computador, o que me levou a oferecer a minha tão amada playstation à Casa Ronald McDonald para que pudéssemos jogar Guitar Hero quando lá ia ou para que fizesse competições de singstar com os outros meninos que lá se encontravam com as suas famílias. Celebrei cada melhoria do Nelson e sofri com as notícias menos boas. Até um dia chegar aquela que menos queria ouvir.  

Desde esse dia, a Fundação Infantil Ronald McDonald e as suas Casas passaram a ter um lugar ainda maior no meu coração e, longe de serem parte do meu trabalho, são uma causa que merece todo o meu apoio. Porque as  Casas Ronald McDonald  ( hoje existem duas, uma em Lisboa e outra no Porto, junto ao hospital de São João)  sao verdadeiras “casas longe de casa” e aproximam, de facto, famílias, na altura em que estas mais precisam: quando as suas crianças adoecem. São um espaço onde podem ficar, sem os custos que uma estadia num hotel ou pensão poderiam implicar, e fazer a sua vida, tanto quanto possível, como em casa, tendo, nestes nove anos, já acolhido mais de 1600 famílias de todos os pontos do país. 

E, porque hoje se celebra o Dia Internacional da Família, gostaria de partilhar convosco a campanha que desenvolvemos para dar a conhecer este trabalho meritório. 

Tendo como personagens centrais a Maria e o Pedro, e sob o mote Casa é onde está o nosso coração, conta-nos uma história que espelha o dia-a-dia das muitas famílias apoiadas pelas Casas Ronald McDonald.  

A Maria e o Pedro são duas das personagens da colecção solidária, desenvolvida por artesãs portuguesas, que podem ser adquiridas AQUI para ajudar a Fundação a apoiar muitas mais famílias e fazer uma criança feliz nas vossas 🙂 

Porque a família é o nosso bem mais precioso, conheçam e partilhem este projecto, para que muitas mais crianças possam continuar a ter a sua por perto.

Feliz dia da família para todos. E que a vossa esteja sempre ao v/lado em todos os momentos, que desejo q sejam sempre bons.

PS: Nelson, esta é por ti. Moras sempre nesta casa que é o meu coração.

#anossacasaéondeestáonossocoração

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s