Nunca fui daquelas pessoas que gosta de bater palmas. Confesso. 

Sempre fui um bocadinho Grinch quando assistia a um espectáculo ou concerto e ouvia bater palmas em cada momento.  Não que não ache que os artistas merecem reconhecimento. Muito pelo contrário. Mas sempre acreditei que é o facto de as usarmos com parcimónia e momentos estratégicos que aumentava o seu valor.  Isso resultava em que, invariavelmente, cada x que se davam aquelas manifestações de grupo em que pedem que todos acompanhem com coreografias ritmadas ao som das palmas eu optasse por ficar de fora.  Como uma espécie de forreta das palmas. A economizar para um momento mais merecedor.

Isto até ser mãe. Se examinar atentamente estes últimos 13 meses, acho que posso afirmar com quase toda a certeza que devo ter batido mais palmas neste período de que nos restantes 37 anos da minha vida.

Ser mãe fez com que abandonasse essa capacidade de avaliação e que abraçasse as palmas com todo o meu ser. Ele são palmas porque come a sopa. Porque se pôs de pé. Porque gatinha. Porque anda sozinho. Porque conseguiu encaixar a figura geométrica no local correto. Porque cantamos uma canção juntos. Porque está a dançar.  Pq levou a colher à boca. Porque devolveu a bola à Bala. Porque o pai chegou.  Porque nos imitou.  Porque sorri quando as ouve.

A verdade é que, mais do que as palmas que agora bato ( e que sei que continuarei a bater até ao dia em que estiver a assistir à cerimónia de formatura ou a um discurso em âmbito profissional) o que a maternidade me trouxe foi uma capacidade de voltar a apreciar as pequenas conquistas diárias. A celebrar a vida. Nos grandes e pequenos momentos.  E a ter a capacidade de lhe agradecer com uma grande salva de palmas 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s